MDB institui diploma de Honra ao Mérito Ulysses Guimarães

executiva

Reunida na manhã desta terça-feira, a executiva estadual do MDB, sob a presidência do deputado Anibelli Neto (em exercício) instituiu o Diploma de Honra ao Mérito Ulysses Guimarães, que é a maior referência política que o partido tem, a ser concedido a emedebistas que se destacarem na defesa das bandeiras do Estado Democrático de Direito, das causas sociais, da cidadania e do respeito irrestrito às regras democráticas.

O prêmio será concedido, também, a membros do MDB que já faleceram e que serão representados por seus familiares.

Pela resolução baixada hoje, a indicação ao agraciamento será enviada a Comissão Executiva Estadual, contendo um relato sucinto do trabalho desenvolvido pela pessoa a ser homenageada, com sua qualificação completa.

A definição dos nomes das pessoas a serem contempladas será feita pelo voto da maioria simples dos membros da Comissão Executiva Estadual, com ampla divulgação em todos os meios de comunicação internos com o dia e a hora da sessão comemorativa do evento.

HOMENAGEM
Os integrantes da executiva do MDB do Paraná ponderaram que não poderia deixar de propor essa dupla homenagem: a primeira ao Senhor Diretas, saudoso e honroso Deputado Ulysses Guimarães, homem de fibra e história ímpar, que muito fez pelo nosso partido.

De outro lado, a presente proposição tem por objetivo homenagear pessoas que desempenham algum tipo de atividade voltada divulgação e defesa das bandeiras do MDB.

DR. ULYSSES
Os emedebistas destacaram que a história do Dr. Ulysses é ampla e rica, e sua figura tornou-se exemplar para as gerações seguintes. Poucas vezes o rumo da sociedade brasileira foi conduzido por uma figura tão atuante e ética que conseguiu ser respeitada por todos, inclusive por outras lideranças que tiveram a oportunidade de com ele dividir algum momento importante para o país.

Sua imagem pública forjou-se no momento em que havia apenas dois partidos – Arena e MDB –, e ele presidia a oposição que, na década de 1970, evoluiu do que inicialmente parecia ser quase uma oposição consentida para uma oposição mais efetiva e substancial, pregando a mudança do regime e a volta da democracia ao país.

Isso conferiu a Ulysses Guimarães um peso que nunca tivera como organizador do partido, passando a ser um homem de postura de oposição e a simbolizar para o público a luta pela democracia, destacaram.